quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Em crise, Palmeiras anuncia saída de Luiz Felipe Scolari



Um dia depois de o Palmeiras cair para a penúltima posição do Campeonato Brasileiro e ficar seriamente ameaçado de rebaixamento para a Série B, o técnico Luiz Felipe Scolari foi demitido do comando do Palmeiras. A diretoria anunciou a saída do treinador na tarde desta quinta-feira, após reunião realizada no clube. Além de Felipão, o auxiliar Flavio Murtosa foi desligado do clube.

A decisão foi anunciada após um treinamento fechado do time, do qual o treinador nem sequer participou. Nos portões do Academia, os jornalistas aguardaram um comunicado oficial, que foi divulgado pela assessoria de imprensa às 17h20.

O estopim para a decisão foi a derrota para o Vasco, por 3 a 1, em São Januário, que deixou a equipe em situação desesperadora na 19ª colocação na tabela, a sete pontos de sair na zona da degola. O time tem apenas 20 pontos, com 5 vitórias, 5 empates e 14 derrotas no Brasileirão.

A segunda passagem de Felipão pelo Palmeiras durou dois anos e dois meses, rendeu o título da Copa do Brasil deste ano, mas também muitas polêmicas e desempenhos ruins em outras competições. A péssima campanha no atual Brasileirão foi o golpe final para derrubar o treinador, que chegou a admitir que se segurava no cargo devido ao seu currículo no clube. Entre 1997 e 2000, Scolari fez ótimo trabalho na equipe, conquistando títulos importantes, como a Libertadores de 1999.
Desde julho de 2010, no entanto, Felipão levou o Palmeiras apenas ao 10º e 11º lugar nos Brasileiros de 2010 e 2011, respectivamente, foi eliminado na semifinal e nas quartas de final dos Paulistas, perdeu para o Goiás na semifinal e depois para o Vasco na fase brasileira das Copas Sul-Americanas que disputou.
Apesar dos pedidos de reforços, o treinador não teve os seus maiores desejos atendidos pela diretoria, que encontrou dificuldades para trazer jogadores de peso. Durante esse período, Felipão se envolveu em polêmicas com jornalistas, dirigentes e foi criticado por parte da torcida. O caso que mais abalou o ambiente no clube foi o atrito do treinador com o atacante Kleber, que acabou deixando a equipe e acertando com o Grêmio no segundo semestre de 2011.

Com a saída de Felipão, o presidente Arnaldo Tirone espera sacudir o elenco para buscar uma recuperação no Brasileiro. A intenção da diretoria é contratar o mais rápido possível um novo treinador, porém, restam poucas opções disponíveis no mercado. Os nomes de Emerson Leão, atualmente no São Caetano, e de Jorginho, do Bahia, foram cotados nos bastidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...